As terras raras realmente são raras? Ao contrário da sensação transmitida pelo nome, o termo é usado para definir um grupo de 17 elementos químicos encontrados em abundância na natureza. Mas, existe um empecilho: são extremamente difíceis de serem extraídos.
A mineração das terras raras vem ganhando força nos últimos anos. Isso porque é a base para a evolução da humanidade. O lantânio, por exemplo, é usado em baterias recarregáveis. O európio é um componente necessário para a produção de telas LED de smartphones. Até mesmo o gadolínio cumpre um papel importante, indo além da aplicação tecnológica, e ajudando a identificar tumores e inflamações em exames de ressonância magnética.
“Estes minérios têm diferentes aplicações nas mais variadas indústrias. São usados em fones de ouvido, HD de computadores, turbinas eólicas, motores para carros elétricos, sensores e radares nas cidades. Enfim, são equipamentos caros e com tecnologias avançadas”, explica Edson Ilarino, COO na Minerion e Especialista em Operações e ERP para mineradoras.
Entenda a relação entre o Brasil e as terras raras
O Brasil possui a segunda maior reserva de terras raras do planeta. Segundo dados de 2025 da U.S. Mineral Commodity Summaries, a estimativa é de que a China tenha 44 milhões de toneladas, seguida pelo Brasil com 21 milhões de toneladas e, na terceira posição, a Índia com 6,9 milhões de toneladas.

O Sumário Mineral Brasileiro de 2024, desenvolvido pela Agência Nacional de Mineração, explica que as principais reservas de ETR (Elementos Terras Raras) estão associadas às rochas alcalinas-carbonatíticas, granitos, argilas iônicas, paleoplaceres e placers continentais.
Porém, a produção nacional ainda caminha a passos tímidos. Um dos motivos é a grande complexidade envolvida em todo o processo extrativo, conforme detalha Fábio Macedo, Executivo Comercial na Minerion e Engenheiro de Minas.
“As terras raras não são raras pela quantidade, mas porque são dispersas no local onde surgem. É preciso minerar muito espaço para obter uma quantidade pequena de material, além de exigir uma série de processamento, como trituração e tratamento com ácido. Além disso, os resíduos poluentes deixados por estes minerais são bastante complexos e exigem um cuidado constante e por vários anos, até mesmo décadas, por parte das mineradoras”.
Como uma gestão de excelência pode viabilizar a mineração de terras raras?
Apesar dos desafios envolvidos neste tipo de extração, é impossível pensar no futuro sem levar em consideração as terras raras. Afinal, estes quase 20 elementos químicos são essenciais em qualquer nova tecnologia que saia da fábrica para a casa, incluindo a garagem, do consumidor.
“Estes minerais são fundamentais para o futuro próximo e não podem ser deixados de lado, eles realmente precisam ser explorados. Mas, para que essa exploração seja feita de maneira eficiente e segura, tanto financeiramente quanto ambientalmente falando, é preciso de um cuidado redobrado à gestão”, complementa Macedo.
É neste contexto que um sistema de gestão se torna o braço direito das mineradoras, ajudando a superar limitações tecnológicas e logísticas. O Minerion é uma destas plataformas. Criado para suprir as necessidades da indústria mineral, ajuda no controle sistêmico de todas as etapas da mineração de terras raras: extração, beneficiamento, qualidade, pesquisa, rastreabilidade, tratamento de resíduos e até mesmo no transporte.
O Minerion apoia desde a etapa de pesquisa, como o registro de análises físico-químicas, até a construção de orçamentos e estudos para tornar o empreendimento da mineradora viável. É importante ressaltar também que cada empresa trabalha de uma forma e o software atende a todas elas de uma forma personalizada.
Hoje, o sistema é um dos únicos ERPs especializados na indústria de mineração. Já são 28 anos atendendo empresas do Brasil inteiro, de Norte a Sul. Ao todo, são mais de 350 clientes, incluindo mineradoras responsáveis por 62% da produção nacional de calcário agrícola.
Venha conhecer como um sistema especializado e feito sob medida para a realidade da sua indústria pode transformar o seu controle em uma super gestão. Clique aqui e agende uma demonstração.